Pra quebrar alguns conceitos errôneos sobre essa sociedade, listamos aqui 5 curiosidades bizarras sobre a Idade Média e suas donzelas, cavaleiros e dragões de fogo:
1) Pãezinhos podiam ser alucinógenos
Que o pessoal vivia vendo vampiros, bruxas, lobisomens, espíritos, encarnações de santos e anjos e todo tipo de coisa sobrenatural não é novidade pra ninguém, mas, além da histeria e paranoia generalizadas, você sabia que isso pode ter se dado por intoxicação? Na época, água e outras bebidas eram infestadas de coisas tóxicas, como chumbo, que causam alucinações e podem matar. Um outro exemplo eram pães feitos com trigo que ficava tempo demais armazenado, criando um fungo chamado “ergot” que provoca sensações semelhantes à do LSD (ácido lisérgico), podendo inclusive matar.
2)Celas da barbárie
Vixe! Se caísse na prisão naquela época, era quase assinar uma sentença de morte ou se tornar um assassino profissional, já que as prisões na idade média eram uma barbárie. Pois além do contato direto e sem muitos pudores com outros criminosos, as condições de vida lá dentro eram sub-humanas. E isso em todos os sentidos, pois as condições de saúde e higiene eram precárias, a alimentação limitada, fatores esses que induziam os detentos a aprontar um verdadeiro caos. Some isso ao fator do presidiário na época não ter nenhum tipo de direito, podendo ser torturado até a morte sem qualquer tipo de direitos humanos intervindo.
3)Incesto
4)Cardápio do Dia: CARNE mais CARNE
5) Futebol era crime
O futebol em si já é complicado, até nos dias de hoje, já que são 22 jogadores em campo e apenas uma bola. Imagine, então, se essa bola fosse feita com uma bexiga de porco e o número de jogadores fosse ilimitado. Pra melhorar, como regras, nada. Como você pode imaginar, essas partidas eram mais próximas do saudoso “porradobol” do que do futebol-arte que conhecemos, e por isso o jogo (chamado de “mob football”, ou “futebol de multidão”) era proibido pelas autoridades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário