segunda-feira, 25 de julho de 2016

CONFLITOS MEDIEVAIS #3 - A GUERRA DO CEM ANOS

Fala pessoal, beleza? Meu nome é Felipe, e esse aqui é mais um artigo do blog Papo Medieval. Esse é o último artigo do quadro que criei, o Conflitos Medievais. Nessa última parte, juntarei tudo o que foi visto na parte 1 (Armamentos) e na parte 2 (Tropas) para falar sobre a famosa Guerra do Cem Anos. Então sem mais enrolação, vamos começar.



O QUE FOI A GUERRA DO CEM ANOS?



A Guerra do Cem Anos foi um evento ocorrido em meados do séculos XIV, que identifica uma série de conflitos armados envolvendo as duas nações de França e Inglaterra. Embora a guerra tenha durado 116 anos, o número foi arredondado para 100. A longa duração desse conflito explica-se pelo grande poderio dos ingleses de um lado e a obstinada resistência francesa do outro.

As nações de França e Inglaterra tiveram suas aliadas. A França teve apoio da Escócia, BoêmiaCastela e Papado de Avinhão. A Inglaterra teve apoio dos flamengosalemães e portugueses.

PRINCIPAIS BATALHAS



Entre os episódios mais importantes do conflito citam-se:

A Batalha de Sluys (1340);
A Batalha de Crécy (1346);
A Batalha de Calais (1347);
A Batalha de Poitiers (1356);
A Batalha de Cocherel (1364);
A Batalha de Azincourt (1415);
O Cerco a Orléans (1429);
A Batalha de Jargeau (1429);
A Batalha de Meung-sur-Loire (1429);
A Batalha de Patay (1429);
A Batalha de Formigny (1450);
A Batalha de Castillon (1453).

DESENROLAR DA GUERRA

A guerra dividiu-se por quatro períodos: o primeiro entre 1337 e 1364, o segundo entre 1364 e 1380, o terceiro entre 1380 e 1422, e o quarto entre 1422 e 1453.

CONSEQUÊNCIAS

Os conflitos deixaram um saldo de milhares de mortos em ambos os lados, e uma devastação sem precedentes nos territórios e na produção agrícola francesa.

No plano político e social, a Guerra dos Cem Anos contribuiu para a dinastia de Valois, apoiada pela burguesia, fortaleceu o poder real francês, abrindo caminho para o chamado absolutismo, por vários motivos:

Liquidou com as pretensões inglesas sobre territórios na França;
Os feudos do rei inglês, na França, passaram para o domínio da coroa francesa;

O longo período de guerras enfraqueceu bastante a nobreza francesa, porque, à medida que os nobres morriam, seus feudos iam passando para o domínio do rei, debilitando o sistema feudal.

Construção de uma identidade nacional entre os franceses;
Tornou possível a criação de algumas instituições de governo centralizadas.

A cavalaria entrou em decadência.

Atrasou a expansão marítimo-comercial norte-francesa o que lhe custaria a perda de grande parte do mundo para os países ibéricos, razão pela qual a França foi o único dos grandes países
expansionistas a ter impacto e influência demográfica desprezível nas Américas, em contraste com países como Portugal. A ao contrário da França, a Inglaterra e posteriormente a Holanda conseguiram recuperar o tempo perdido, inclusive superando os países ibéricos no hemisfério leste e maior parte da América Setentrional.

No plano das relações internacionais da Europa no período, o conflito se liga ainda a outros episódios como a Guerra Civil de Castela, os confrontos na Sicília entre a França e o reino de Aragão e mesmo o chamado Papado de Avinhão.

Poderá, enfim, dizer-se que a Guerra dos Cem Anos marca o final da Idade Média e anuncia a Idade Moderna.

CURIOSIDADES

 - A pólvora foi pela primeira vez utilizada como arma em combate na Europa nos campos de Crecy, pelas tropas inglesas. Seu uso causava mais ruído do que estragos materiais, mas foi eficiente para assustar a cavalaria francesa.

 - Joana d'Arc, heroína francesa no conflito, quase cinco séculos após a sua execução na fogueira por suposta prática de feitiçaria, foi canonizada pela Igreja Católica, em 1920, como Santa Joana d'Arc. Deve-se, no entanto, recordar que, já em 1456, Joana foi declarada inocente pelo Papa Calisto III, confirmando que a Igreja da Inglaterra, nesse julgamento, agiu por conta própria, por pressão dos ingleses e interesses políticos.

E depois de todas essas informações, agora sabemos o porquê d’A Guerra dos Cem Anos ser considerada a guerra que mais influenciou a Europa Medieval e seu sistema econômico.

E esse foi o artigo, pessoal. Espero que vocês tenham gostado. Até a próxima! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário